Praça Nelson Mandela: Uma boa ideia concluída vale mais do que mil projetos

Não sei ao certo quanto tempo (alguns meses, com certeza), o entorno do espaço ao redor do metrô de Botafogo estava com vários tapumes. Durante esse tempo, sempre nos perguntávamos o que aquele monte de placa de compensado escondia. Pois bem, um dia tiraram os tapumes e vimos uma discreta praça com mesas e bancos de concreto e superfície para jogar dama, xadrez e sei lá mais o que. Ainda estava mal iluminada e ao lado havia grades que separavam um espaço ainda disforme. Passadas mais algumas semanas, a parte gradeada ganhou piso diferente, bancos, brinquedos e aparelhos de ginástica. Isso mesmo que você leu, aparelhos de ginástica. Até então, nunca paramos lá por que sempre passávamos correndo, até que passamos correndo, mas com o filhote do Dani e criança não perdoa, né?! “Quero ir na praça”, ele foi logo dizendo. Demos uma enrolada pra fazer outras coisas, mas não teve jeito, voltamos para a praça.

Nesse dia tudo colaborou. O dia estava bonito, Sol brilhando (mas não muito forte), crianças correndo e ficamos lá observando o pequeno brincar. Enquanto isso fomos espiando os outros detalhes do lugar e vimos que além dos pais com suas crianças tinham idosos nos tais aparelhos de ginástica e fomos conferir. São aparelhos para exercícios de força e flexibilidade, umas engenhocas engraçadas que eu só tinha visto nas matérias do Fantástico sobre longevidade na China.

Os aparelhos ficam disponíveis para uso gratuito, são as Academias da Terceira Idade. As placas dizem que a prioridade na utilização dos equipamentos é para idosos, mas se estiverem disponíveis as outras pessoas podem utilizar sem problemas. E tem usado mesmo. No mesmo dia vi, além de idosos, algumas crianças mais velhas e adultos fazendo exercício. Achamos o máximo, pois está ali ao alcance de todos em um ambiente legal e limpo pelos funcionários da Comlurb. Ás vezes ficamos tempos sem ver ações legais de nossos governos e quando nos deparamos com iniciativas como esta acho que vale a pena comentar.

Com a abertura da praça, o entorno do metrô ficou mais movimentado, principalmente à noite e agora tem uns barzinhos abertos do lado da rua bem de frente para a praça. Aproveitaram um belo espaço (que não tinha nada de útil) muito bem, além de gerar renda nova, empregos e, claro, lazer aos locais e passantes. São de propostas assim que a sociedade precisa.

Nós já sentamos nos banquinhos de concreto com mesas fora da área gradeada para bater papo e fazer um lanche e foi bem agradável. Seja para levar uma criança, fazer uns exercícios ou apenas parar e bater um papo vale à pena visitar o lugar.

Além da Praça em Botafogo, a prefeitura do Rio instalou os aparelhos em outras praças da cidade. Confira:

Academias da Terceira Idade (ATIs)

 A primeira academia foi instalada, em agosto de 2009, na Praça Serzedelo Correia, no coração de Copacabana. Hoje, já existem outras 21 unidades em funcionamento, nos seguintes bairros: Bangu, Cavalcanti, Achieta, Penha, Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca, Ilha do Governador, Praça Seca, Largo do Machado, Vila Isabel, Tijuca, Leme, Botafogo, Vigário Geral e Flamengo. São composta por 10 aparelhos que permitem o desenvolvimento de exercícios de força e flexibilidade, atendendo diretamente às necessidade dos idosos. Aulas, supervisionadas por um profissional de educação física, acontecem, diariamente, das 7h às 10h e das 16h às 19h. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), a SESQV também mantém ATIs em postos de saúde e em clínicas da família por toda a cidade.

A informação acima foi tirada daqui.

Ah, para um registro mais completo:

Nome: Praça Nelson Mandela

Local: Saída da estação de metrô de Botafogo, ao lado de uma UPA.

Fica a Dica!

Anúncios

4 comentários sobre “Praça Nelson Mandela: Uma boa ideia concluída vale mais do que mil projetos

  1. Alô zona norte: Sei que também tem ATI em Madureira na praça em frente ao quartel de Bombeiros, no Campinho. É a praça também onde estão começando as obras da rodovia Transcarioca.

    Fica a dica

    eIRÓ

  2. ATIs estão por quase todas as praças, na praça Barão de Drumond em Vila Isabel também tem. Trabelhei com a ONG que administra o projeto em parceria com a Prefeitura, inclusive profissionais de educação física e enfermagem pode deixar currículo na prefeitura para trabalhar neste projeto, o salário é razoável e os horários bem flexíveis.
    Gostei do blog casal!!!
    beijos

  3. Ótima dica, Érika! Nem nós sabíamos dessa informação sobre as oportunidades profissionais. Fique a vontade pra comentar e completar as informações sempre que quiser. Que bom que gostou do blog!

    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s