Feira do Lavradio – No mundo descolorido do centro carioca existe um oásis cultural que vale a pena conhecer

A cidade do Rio tem uma imensa variedade de coisas pra se fazer e lugares para se estar. Sempre algo diferente, gente diferente, comida diferente. Quase tudo encontramos por aqui. No Centro da cidade, entre a muvuca predial e a Lapa está a Rua do Lavradio.

Neste lugar pulsa uma parte muito legal da cultura carioca. Bares, restaurantes, ateliês de design e lojas de antiguidades tornam a rua um charme só. Uma parte equivalente a um quarteirão foi transformada literalmente em “quarteirão cultural”, sendo que lá nem passa carro, só pedestres. Claro, um espaço desses, livre, tinha que ser aproveitado e essa é a razão da nossa dica de hoje, te contar como isso vem sendo feito. Todo primeiro sábado de cada mês (amanhã é o primeiro desse mês, gravem isso) acontece nesta rua a famosa Feira do Lavradio.

Calma, não estamos te mandando visitar uma feira de legumes e verduras (apesar de também não ser uma má ideia).  Esta que estamos falando é composta de barracas de artesãos e vendedores de todo tipo de coisas legais e originais. Bolsas customizadas com páginas de quadrinhos, camisas de personagens da cultura pop (como o rosto do gato de Alice no país das maravilhas), ou até mesmo uma fantasia de cascão para pequenos, esculturas com garrafas de vidro, bijuterias de vários materiais, discos de vinil, roupas e mais roupas e muitas coisas mais. Fora isso, tem os bares e restaurantes (como já disse lá em cima) onde você pode almoçar, tomar um chopp, ou simplesmente relaxar. Tudo ao gosto do freguês! 😉

No dia da feira não apenas o quarteirão cultural fica indisponível para tráfego normal de carros, mas toda a rua é tomada pelas tais barracas. Tem samba rolando e gente de todas as idades e estilos dão o ar da graça por lá. Não podemos dizer que achamos tudo uma pechincha por que seria uma grande mentira. Tem coisa cara lá, afinal de contas, o que não é feito em larga escala tem lá seus custos, mas tem também aquele brinco legal, aquela bugiganga fofa pra botar em casa que não vão te deixar pobre. Em último caso, se você não quiser comprar nada, vá para conhecer, para almoçar em um ambiente descontraído, com gente diferente circulando. Mudar de ares faz um bem danado e se você apenas costuma ver o centro da cidade com o cinza dos ternos e da fumaça dos carros, vale conferir sob outra perspectiva.

Fica a dica!

Anúncios

7 comentários sobre “Feira do Lavradio – No mundo descolorido do centro carioca existe um oásis cultural que vale a pena conhecer

  1. Ah amigos…essa feira é bem legal mesmo…ja fui uma vez, fui até com a Karen e nos gostamos muito. Depois fomos almoçar no restaurante japonês…hehehehe muito legal.

    Tem cada coisa legal nessa feira…adoro.

    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s