Visite Petrópolis: Pertinho do município do Rio, muita cultura, cervejarias e uma cidade linda

Olá!

Aproveitamos o recente feriado de São Jorge pra tirar um merecido descanso. Roteiro bem aqui pertinho do Rio e com um orçamento super possível. Unindo a proximidade, comodidade ($$) e o incrível fato da cidade abrigar três cervejarias, escolhemos Petrópolis!. 🙂

Subir a serra já é uma delícia pela mudança de ares por si só. A viagem partiu da Rodoviária Novo Rio e levou apenas 1h até o desembarque no Terminal Leonel Brizola, na entrada de Petrópolis. A rodoviária de lá, assim como o resto da cidade, é de uma limpeza impressionante para quem convive com a porcariada diária do RJ. Depois de mais uns 20 minutos em um coletivo urbano, chegamos ao Centro, onde ficamos hospedados.

Umas conferidas no mapa aqui e ali, um pedido de informação (e uma moça que ofereceu informação sem pedirmos, mas ajudou pra caramba) e chegamos ao hotel Serra da Estrela (que é muito bom, super recomendamos). Depois do check in feito, nós demos início de fato a nossa viagenzinha por essa cidade que nos encantou.

Nos três dias que passamos lá, ficou a impressão da simplicidade e de um ritmo de vida muito mais calmo do que o nosso, mas que desfruta de muita comodidade moderna e está a apenas uma 1h do Rio.

No Sábado comemos na Casa do Alemão (delícia!), visitamos uma exposição bem legal sobre a ditadura no palácio Rio Negro e a cervejaria da Itaipava (e no final do dia fomos num ótimo rodízio de petiscos em Itaipava mesmo);

No Domingo, fomos no palácio de cristal (que não é feito de cristal e isso acaba com os sonhos de uma criança de ver um palácio de cristal de verdade, mas tudo bem, é bonito de qualquer jeito) e a cervejaria da Bohemia;

Na segunda fomos em alguns museus e lugares legais perto da Praça da Liberdade e da Praça 14 Bis, como o relógio de flores com um lugar pertinho pra compra chocolate artesanal SUPER gostosos, vimos a casa de Santos Dumont de longe porque ficamos de mão vaquisse e não quisemos pagar pra entrar, o museu imperial, o palácio amarelo, a linda catedral de São Pedro de Alcântara e a última cervejaria do tour, a da Cidade Imperial.

Infelizmente não conseguimos ir no museu de cera porque era caro a entrada e a gente preferiu comprar cerveja com aquele dinheiro a ver modelos de cera, fazer comprinhas nos famosos polos de moda: a Feirinha de Itaipava, de Bingen (que apelidamos carinhosamente e foneticamente de Bindjen e ficamos falando num tom engraçado a viagem inteira), e na Rua Teresa, porque quando fomos estava tudo fechado… ficou para a próxima visita.

Algumas coisas que nos chamaram muito a atenção na cidade são algumas políticas adotadas pela prefeitura que tornam as coisas mais agradáveis, como não ter ambulantes a cada esquina (que são oficialmente proibidos, por sinal! #FicaadicaproEduardoPaes), a limpeza e a conservação dos espaços. Como nem tudo são flores, achamos a cidade mal sinalizada, seja para algumas atrações ou mesmo identificar o nome das ruas.

Tem também o fato de muitas construções irregulares estarem subindo mata a dentro pelos bairros (Faveladas do Rio Fellings). Frisamos que esse comentário não tem só cunho estético ou organizacional, ele é também pra pensar que essas construções podem ser vítimas da próxima tragédia de verão, como já vimos e lamentamos.

O saldo da viagem foi muito positivo. A cidade é charmosa, respira a nossa história e está muito perto do povo norte fluminense.

Ah, e a parte cervejeira virá nos próximos dias, com um post para cada cervejaria visitada!

Visite Petrópolis!

Site oficial da cidade de Petrópolis aqui e wiki sobre a cidade aqui;

Site do hotel que ficamos, bem legal e arrumadinho, aqui;

Site com a moda de Bindjen aqui, da Feirinha de Itaipava aqui e das váaaarias lojas da Rua Teresa aqui;

Sites com algumas páginas de dicas e notícias da cidade imperial, como o Destino Petrópolis, o Net Petrópolis, o Acontece em Petrópolis e do jornal Tribuna de Petrópolis.

Fica a dica!

Anúncios

3 comentários sobre “Visite Petrópolis: Pertinho do município do Rio, muita cultura, cervejarias e uma cidade linda

  1. Adorei amigos! Vou passar o dia das mães lá com as mães da minha vida (minha vó, minha mãe e Yanna). Estou super empolgada e animei mais ainda agora! Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s