5 medos que toda madrasta tem!

Antes de entrar de cabeça em uma relação com um homem que já tem filhos de outro relacionamento, as futuras madrastas tem alguns medinhos básicos e não tem nada de errado nisso (falo por experiência). Medo te faz avaliar toda a situação e torna seu julgamento mais crítico, não passa do nosso puro e simples mecanismo de defesa.

Vou comentar cinco, só pra gente começar a brincar:

1- E se no meio do caminho ele decide voltar pra ex?

Não é um medo  bobo. A proximidade que os nossos amores precisam manter com suas ex por conta da criação dos filhos gera essa insegurança e incerteza. Se a exu ex dá indícios de querer reatar o romance, então… Aí é que as madrastas piram! O cara não pode se afastar da situação pois tem um filho pra criar, então a solução é uma conversa franca com a madrasta para deixá-la mais segura e não manter contato com a fulana que quer um revival a não ser que seja estritamente em relação ao rebento.

2 – E se a família não me aceitar?

Acontece. Infelizmente é mais comum do que se pensa. As pessoas se acostumam umas com as outras e quando há uma criança no meio, as famílias tendem a torcer para que o relacionamento seja eterno, sem se preocupar se os diretamente envolvidos estão felizes. Quando a madrasta chega, algumas famílias tendem a ser hostis e fazer questão de repetir o nome da ex a todo instante e deixar claro o quanto gostavam dela. Isso é um erro grave, pois pode ditar todo o tom do relacionamento da nova namorada/esposa com a família do namorado/marido. A mulher fica magoada (óbvio) e depois a família diz não saber a  razão dela ser distante do convívio familiar e limitar-se a aparecer apenas quando é inevitável. O que se pode fazer nesses casos é ser sempre educada, não aceitar provocações e se não se sentir bem em algum ambiente, é melhor não ir. Ah! Pode parecer difícil nessas horas, mas não fique falando mal dos familiares do seu amor pra ele. Pode magoá-lo também. Se algo muito ruim acontecer, converse numa boa e explique seu ponto de vista.

3 – E se as crianças não gostarem de mim?

Isso é bem difícil de acontecer, pelo menos com os mais novos. Quando acontece de verdade, na maioria das vezes a criança está sendo influenciada por alguém. Pode ser a mãe ou mesmo os avós maternos que, inconformados com o fim do relacionamento e guiados por um ciúme besta, tentam fazer com que a criança odeie a madrasta. Se esses fatores não influenciarem e você tratar a criança bem, certamente ela vai gostar de você.

4 – Meu marido fará diferença entre o primeiro e o segundo filho?

Isso é um pesadelo no imaginário das madrasta, pois todas as pessoas tendem a alardear que o primeiro filho é sempre mais especial, mas isso, mais aquilo e por aí vai… O que a madrasta teme é que o homem (que normalmente não é muito emotivo), não vá dar muita bola pro nascimento do filho que terá com ela, por se tratar de seu segundo filho. Se essa é uma dúvida que você tem, deve compartilhá-la com seu companheiro e saber o que ele pensa. Falar de sentimentos pode ser complicado, ainda mais neste tema, mas eu sempre acho que conversa franca esclarece dúvidas. Não importa o tamanho.

5 – O que minha família e amigos irão pensar da minha relação?

Passa pela cabeça de todas nós. É bem chato (ou frustrante) quando você vai toda empolgada dar a notícia de um novo namoro e logo depois conta que fulano “vem com bagagem” e aí vê toda a empolgação dos amigos e parentes desaparecer. Em resumo, nos sentimos como se estivéssemos entrando numa grande furada mas ninguém tem cara de chegar e falar. Não tem muito o que fazer. O jeito é encarar o comportamento das pessoas como uma demonstração de carinho e receio de que você se machuque em uma situação complicada. Mas não deixa de ser chato, né?

Esses são alguns dos medos e situações pelos quais passei na minha vida de madrasta (e ouvi relatos de amigas na mesma condição). É punk e quem não é madrasta não entende muito, mas ajuda conversar com o parceiro e chegar a respostas que deem alívio. Tem também a dica clássica: Equilíbrio e conversa franca! É o melhor em qualquer situação. 😉

Fica a dica!

Anúncios

2 comentários sobre “5 medos que toda madrasta tem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s