Viciado em plástico: Um documentário para mudar sua cabeça

A dica de hoje é para que você assista o documentário Addicted to Plastic (Viciado em Plástico em uma livre tradução) e repense o uso deste material que, aparentemente, revolucionou a humanidade. Sim, é inegável que o plástico facilitou muitas coisas, inclusive o transporte e armazenamento de alimentos. Mas para onde vai todo esse plástico de embalagens que descartamos após o uso?

Fora a resposta padrão “para o meio do lixo, junto com todo o resto”, você pode até ter um bom senso e dizer: “para a reciclagem, ué.”

Mas você recicla? Onde? Quando? Quantas vezes?

Outra coisa que é preciso pensar. Nem todo plástico é reciclável e, de acordo com este documentário, não é um material que possa se desfazer na natureza. Isso quer dizer que todo o plástico que consumimos e descartamos desde sua criação está por aí e continuará. Você pode até dizer que não é problema seu, mas é. Não importa o quanto você negue ou seja negligente a respeito. É problema de todos nós. Assim como a maioria, eu tenho muitas coisas feitas de plástico em casa. Somos praticamente forçados a consumi-lo por falta de alternativa no mercado. Mas você se dá pelo menos ao trabalho de destiná-lo corretamente ou consome com consciência?

Este foi um passo que demos em casa. Todo o lixo que produzimos e que pode ser reciclado nós damos uma lavadinha básica (pra não sujar nem ficar fedendo a lixeira de reciclados), guardamos por aproximadamente um mês (ou até ficar muito acumulado) e depois levamos a uma cooperativa mais ou menos próxima a nossa casa.

Dá trabalho, é claro que dá. Mas é o correto a se fazer. Por mais que seja deficiente qualquer medida tomada por nossos governantes em dar destino correto ao lixo, é também nossa a responsabilidade de fazê-lo começando por votar em gente que vá fazer isso corretamente e não apenas de fachada. Depois, ser responsável pelo lixo que você produz e, finalmente, não consumir desenfreadamente.

O filme mostra o que tem sido feito para driblar alguns efeitos e as consequências da nossa dependência para a vida do planeta através de imagens e entrevistas.

Existe uma matéria publicada na Super Interessante sobre a experiência de uma repórter que foi desafiada a viver uma semana sem plástico e isso é suficiente para ver o tamanho da dependência deste material. Muita coisa é bem útil, mas será que precisamos realmente usar/ter tudo de plástico?

Não sei se já repararam, mas está no ar uma campanha com a atriz Débora Bloch sobre o uso e os benefícios das embalagens de vidro. É uma boa campanha, mas parece ainda muito tímida e claro que não deve passar disso. Há sempre o lobby de uma grande indústria para que algo assim não seja amplamente divulgado.

A campanha chama-se: Vidro – Use certo para usar sempre e fala das propriedades e benefícios do material, que sempre foi utilizado antes do plástico.

Você pode até dizer: “Ok, tudo lindo! Mas não tem cooperativa que receba material reciclável perto ou mais ou menos perto da minha casa.”

Aí, eu te digo que existem alternativas! 😉

Os supermercados Carrefour e Pão de Açúcar recebem embalagens descartáveis em suas unidades. Nós conhecemos a do Carrefour do Norte Shopping. O Pão de Açúcar da Praça Afonso Pena, na Tijuca, tem em seu estacionamento um espaço reservado para você levar seu lixo reciclável e descartá-lo em caçambas separadas para cada material; A unidade de Botafogo, na Rua Voluntários da Pátria, tem uma caixa para você já deixar por lá as embalagens que não irá precisar. Eles também recolhem pilhas e baterias de celulares.

Estas são só algumas das opções que você tem. Sendo uma pessoa inteligente (como acreditamos que seja), vai usar suas habilidades para encontrar alternativas. 🙂

E lembre-se: isso tem tudo a ver com todos nós. Pois é neste planeta que todos vivemos e cedo ou tarde até você sentirá as consequências da sua negligência.

Fica a dica!

PS: Só pra complementar, matéria sobre algumas substâncias contidas nos produtos de plástico aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s