15 minutos para sair do ócio

A dica de hoje poder ser aplicada a várias coisas, mas vou falar da minha experiência. Trata-se de uma “técnica” que li em um blog desses da vida (juro, não lembro qual) sobre fazer qualquer coisa, mesmo que por apenas 15 minutos partindo do princípio das nossas inúmeras reclamações de falta de tempo. A proposta é: Se você não tem um dia inteiro ou mesmo poucas horas, faça por 15 minutos.

Como arrumar seu armário, por exemplo. Provável que leve mais que 15 minutos para deixá-lo completamente em ordem, mas se você arrumar uma duas gavetas no tempo proposto, já estará se movimentando e diminuindo o que tem pra fazer.

Acompanhe como funciona comigo:

Este quarto de hora para mim serve não apenas por que não tenho tempo. Às vezes eu tenho mas não quero fazer (mesmo sabendo que é necessário). Arrumar nossa casa, por exemplo: passo pelo estágio de conscientização (onde vejo o que é necessário fazer), pela negação (onde me recuso a fazer sob qualquer desculpa) e depois parto para a ação dizendo a mim mesma (e a toda minha preguiça) que vou fazer aquilo (limpar a cozinha, por exemplo) por apenas 15 minutos e depois vou voltar ao meu momento de ócio nem tão criativo assim. 😉

Nisso começo a limpeza e aquele tempo pré-determinado, por incrível que pareça, acaba virando o tempo necessário para deixar tudo organizado e limpo. “Mas por que”, nosso curioso leitor pergunta.

Neste caso eu não sofria de falta de tempo, mas de falta de vontade.

Para quem sofre de falta de vontade e/ou de tempo como nós aqui em casa (tem sempre as duas coisas), pode aplicar essa técnica às demandas que mais reclamam de não poder fazer. Por experiência própria, podemos afirmar que funciona. Uso isso até pra malhar e como não fico cansada em 15 minutos vou até onde o corpo deixa, sempre começando sob a desculpa de que vou fazer aquilo apenas pelos tais 15 minutos.

Você pode tirar esse tempo para ler, levar seu cão para passear, arrumar alguma parte da sua casa, escrever, organizar seu computador ou mesmo começar um trabalho. Apenas saia do ócio! 🙂

É uma boa forma de conciliar vontade x tempo x necessidade.

Fica a dica!

PS: Só pra completar, porque também achei legal essa:

4 comentários sobre “15 minutos para sair do ócio

    • É tenso, não é? Tente fazer alguma coisa, qualquer coisa por 15 minutos. Isso deve animar um pouco mais. 😉

Deixe um comentário

