Sobre a vida a dois: 7 dicas sobre as rotinas da casa

Não existe um exato guia de boas práticas sobre dividir o teto com alguém, mas certamente alguns detalhes podem fazer a diferença entre o sucesso e o completo fracasso. Viver junto é observar e compreender o que funciona ou não para cada situação. Nem sempre o que dá certo pra nós aqui será o ideal para outros casais, mas vamos falar um pouco de nós para que vocês reflitam. 🙂

Isso te lembra alguém, mesmo que de longe? Se sim, você precisa rever sua relação… – Charge do André Almeida – http://andrehq.wordpress.com/

Quando a gente se muda da casa dos pais passa pra nós a responsabilidade de administrar e sustentar uma casa. Tudo aquilo que (em alguns casos) aparecia “magicamente” feito, agora está por conta de vocês e isso pode ser o pior pesadelo de alguns casais. Se vocês não vão contratar uma diarista para manter a casa em ordem, é preciso chegar a alguns entendimentos sobre a manutenção da casa. Sobre isso, tenho algumas considerações a fazer.

1 – Não dá pra dividir tudo exatamente no meio a meio – O motivo? Cada pessoa tem habilidades e um ritmo diferente de fazer as coisas. Há ainda coisas que vocês precisarão aprender e aperfeiçoar e isso pode levar um tempinho.

2 – Não exija que o outro faça tudo exatamente como você faria – Aqui tô falando mais para as meninas mesmo. O motivo é que, pelo menos até a nossa geração, os homens ainda foram criados naquele pensamento de que trabalho doméstico é coisa de mulher e era muito comum ver as mães ensinando as filhas sobre as coisas da casa e não os filhos. Por isso alguns homens tem pouca ou nenhuma prática com serviços domésticos. Se você é capaz de limpar sua casa como uma perfeita faxineira e seu marido/namorado não, fique calma, ensine e não infernize. Mesmo assim, pode ser que ele não faça tudo exatamente como você faria, mas somos todos diferentes e você precisa aprender a lidar com isso. Se não for capaz de aceitar essa diferença, faça você mesma e não encha o saco. 😉

3 – Tenha momentos de ócio/lazer e permita que o outro tenha também – Gente, tem dia que eu só quero chegar em casa, sentar e brincar com o cachorro. Mas tem uma porrada de coisas em casa pra fazer. Tem dia que eu vou lá e faço, tem dia que eu ignoro tudo mesmo e foda-se. Não dá pra ficar na neura da super arrumação. Tem gente que se incomoda muito, eu me incomodo médio e mesmo com o incômodo, às vezes que não quero fazer nada mesmo.

As coisas andam mais rápido quando os dois param pra arrumar a casa? Sim. Mas isso não é primordial. Se você tem 20 minutos do seu tempo depois do trabalho faça algo para a manutenção da casa nesse momento. Se o outro está lendo coisa na internet, jogando ou olhando a rua pela janela, deixe.

Aqui em casa nós temos tempos diferentes de “estalos” para fazer as coisas. Às vezes, o Daniel me “convida” pra ir arrumar uma parada. Às vezes, sou eu quem vai lá e lembra que tem algo que precisa ser feito. Mas eu já percebi que os tempos são diferentes e eles precisam ser respeitados (Mas não vale usar isso e não fazer nada nunca).

4 – Se você vê uma grande necessidade de fazer algo naquele exato momento e pode fazer sozinha (o), vá lá e faça. – Simples assim.

5 – Respeite limitações, não malandragem – Reconhecer que alguém não faz as coisas tão rápido ou tão bem quanto você e se adaptar a isso é uma coisa. Outra completamente diferente é ver que tem alguém querendo levar vantagem usando a desculpa do “não sei” ou “não consigo”. Se isso estiver acontecendo e você se ligou, sugiro conversar.

6 – Elogie – Todo mundo gosta de elogio e faz muito bem a uma relação reconhecer pontos fortes do outro. 🙂

7 – Agradeça – Vocês não são empregados um do outro e mesmo que algumas coisas tenham se tornado automáticas, agradeça seu parceiro (a) por ter feito. Faz um bem danado.

Resumindo, viver com alguém não tem receita de bolo, mas tem “macetes” que você pega no dia-a-dia. 😉

Fica a dica!

Anúncios

Um comentário sobre “Sobre a vida a dois: 7 dicas sobre as rotinas da casa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s